Farmacêuticos poderão denunciar receitas ilegíveis no sistema do CRF-MT em Casa
Pensando em melhorar a vida dos farmacêuticos em relação as receitas ilegíveis, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) disponibiliza uma nova maneira de denunciar essas receitas.
Agora o farmacêutico poderá realizar a denúncia dentro do próprio sistema do CRF-MT em Casa, basta acessa a ferramenta e anexar as receitas ilegíveis. Confira o passo a passo clicando neste link: https://bit.ly/3BP8D80.
Apesar de ser um problema antigo, ainda hoje, pacientes e farmacêuticos passam um bom tempo tentando descobrir qual o medicamento, a quantidade necessária e como fazer o uso do que foi prescrito. A atuação do farmacêutico em farmácias comunitárias (dispensação) é prejudicada por esse fato, causando atrasos nos atendimentos e até mesmo, frustrando os pacientes, que podem ficar sem o medicamento necessário para o tratamento naquele momento.
O presidente do CRF-MT, Luís Köhler ressalta que essa situação é prejudicial para a saúde pública, uma vez que um erro na interpretação, causado por letras dos médicos incompreensíveis, pode levar o farmacêutico a dispensar o medicamento errado. Além disso, ele pode errar na orientação quanto à dosagem ou dispensar medicamento com a concentração errada, onde o excesso ou a falta do princípio ativo pode acarretar em sérios efeitos colaterais ou na ineficiência do tratamento, expondo o paciente, em alguns casos, a severos danos à saúde e a riscos de morte.