CRF-MT vê com preocupação desabastecimento de medicamentos em farmácias
Com a alta procura por medicamentos devido à crise sanitária imposta pela pandemia, muitas farmácias de Mato Grosso estão sendo afetadas severamente pelos desabastecimentos de alguns fármacos.
Para falar um pouco sobre esse assunto, o diretor e conselheiro do CRF-MT, Ednaldo Anthony concedeu uma entrevista para o Programa Mato Grosso no Ar.
Ednaldo explica que todas as farmácias devem ter um profissional farmacêutico para fazer a gestão dos medicamentos. Nesse sentido, os profissionais à frente desses estabelecimentos têm o papel de orientar a sociedade sobre os medicamentos, priorizando sempre o uso racional, além de gerir a dispensação desses fármacos.
“O farmacêutico também tem a atribuição de adquirir, armazenar e distribuir medicamentos-chave ao controle da pandemia e de outras doenças cujos tratamentos estejam sob ameaça de desabastecimento. Ou seja, é necessário ajustar os estoques dos serviços de saúde, conforme o perfil epidemiológico da comunidade atendida e as alterações da demanda farmacoterapêutica – seja nos estabelecimentos farmacêuticos ou em hospitais”, destaca Ednaldo.
Confira a matéria na íntegra, acessando esse link: https://bit.ly/3rMsCQe.