Você sabe como obter a habilitação em homeopatia?
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) explica que o farmacêutico só pode atuar em homeopatia se tiver cursado a disciplina de Homeopatia, com a duração de no mínimo 60 horas, em curso de graduação em Farmácia e, realizado estágio de no mínimo 120 horas, em manipulação e dispensação de medicamentos homeopáticos na própria instituição de ensino superior, em farmácias que manipulem medicamentos homeopáticos ou laboratórios industriais de medicamentos homeopáticos conveniados às instituições de ensino.
De acordo com a coordenadora Técnica do CRF-MT, Karina Luckmann todos esses dados estão publicados na Resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF), nº 576 de 28 de junho de 2013. “Lembrando que é necessário a comprovação feita por meio do apostilamento da habilitação na carteira de identidade profissional (marrom), o que deve ser requerido pelo farmacêutico. Esse serviço é prestado de forma gratuita”, afirma.
Os documentos que deverão ser anexados quando você for solicitar o apostilamento no CRF-MT são a declaração de estágio expedida pelo farmacêutico responsável técnico pela farmácia (ou laboratório industrial) onde o estágio foi realizado, na qual conste a carga horária realizada em manipulação e dispensação de medicamentos homeopáticos, ou caso não possua esse documento você deve solicitar uma declaração expedida pela Faculdade de Farmácia, onde conste a carga horária total realizada em Homeopatia juntamente com Histórico Escolar e Termo de Compromisso de Estágio (TCE) (cópia e original).
Caso não tenha cursado a matéria homeopatia e realizado estágio em homeopatia, você deve possuir título de especialista (pós-graduação reconhecida pelo MEC) ou curso de aprimoramento profissional em homeopatia que atenda as resoluções vigentes do Conselho Federal de Farmácia.
Somente com a habilitação em homeopatia você poderá ser responsável técnico por farmácias de manipulação homeopática e/ou industrias homeopáticas.