Inscrições abertas para curso ‘Segurança do Paciente com Diabetes na Administração de Insulina’
Na próxima quarta-feira (13.10), os profissionais de saúde e gestores de Mato Grosso terão a oportunidade de participar do treinamento sobre Segurança do Paciente com Diabetes na Administração de Insulina, de forma totalmente online e gratuita. O curso será ao vivo das 14h às 18h, os interessados podem fazer a inscrição pelo link: https://mailchi.mp/inaff/insulina_mt.
O evento é promovido pelo Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (INAFF) em parceria com o Ministério da Saúde, Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Distrito Federal – COSEMS/MT, Superintendência de Assistência Farmacêutica – SAF/MT e com apoio da farmacêutica Novo Nordisk, e conta com profissionais e pesquisadores de referência na Educação em Diabetes. A certificação só será entregue para os participantes que participarem do curso e realizar as atividades na plataforma de educação à distância do MOODLE/INAFF.
A iniciativa pretende capacitar farmacêuticos e outros profissionais da saúde no âmbito da atenção básica, quanto ao uso do dispositivo Caneta de Insulina humana NPH ou regular, disponível no SUS para pacientes com Diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2, com necessidade de insulinoterapia.
Atualmente a população elegível para uso da caneta são pacientes de até 19 anos ou acima de 50 anos, como indica a nova nota técnica Nº 84/2021-CGAFB/DAF/SCTIE/MS. A medida visou promover a expansão de acesso ao dispositivo em resposta ao maior risco de agravamento nos casos do coronavírus entre os pacientes com diabetes.
O coordenador do curso, Lindemberg Assunção Costa recomenda que o farmacêutico tem autonomia para dispensar a caneta de insulina, mesmo que o dispositivo não esteja escrito explicitamente na prescrição. “O profissional pode analisar as demandas do prescritor e disponibilizar ao paciente o medicamento e dispositivo que melhor se adeque ao paciente, considerando os critérios estabelecidos nas notas técnicas do Ministério da Saúde”. O pesquisador da Faculdade de Farmácia da UFBA ressalta, ainda, que o profissional deve capacitar e educar o paciente quanto à utilização adequada das canetas.
Todo material do curso (vídeo-aulas, material didático e acesso a plataforma EAD do INAFF) ficará disponível para acesso no site. Para mais informações por meio de e-mail: secretaria.executiva@inaff.org.br, saf@ses.mt.gov.br, ou nos telefones: (71) 3561-0260 e (65) 98462-7045.