CRF-MT informa sobre Protocolo de Prevenção de Tromboembolismo Venoso em Gestantes com Trombofilia
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) informa que a Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) disponibiliza o Protocolo Clínico de Prevenção de Tromboembolismo Venoso em Gestantes com Trombofilia, acerca da distribuição e dispensação de Enoxaparina sódica 40mg/0,4ml, solução injetável distribuída pelo Ministério da Saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, o Tromboembolismo Venoso (TEV) é a manifestação mais comum da trombofilia. O TEV é uma das principais causas de morbimortalidade materna e pode apresentar como complicações a Trombose Venosa Profunda (TVP) e o Tromboembolismo Pulmonar (TEP).
As gestantes são quatro a cinco vezes mais propensas a desenvolver TEV do que as mulheres não grávidas. Estima-se que a incidência global de TEV esteja entre 0,76 a 1,72 por 1.000 gravidez. O tromboembolismo venoso é responsável por 9,3% das mortes maternas nos Estados Unidos. Estima-se, no Brasil, que problemas relacionados ao aparelho circulatório complicadas pela gestação, parto e puerpério foi de 4,2% entre todas as causas de mortalidade materna.
Acesse o Protocolo
Protocolo Clínico de Prevenção de TEV em Gestantes com Trombofilia.