CRF-MT alerta para cuidados com as hepatites virais
Nesta quarta-feira (28.07) é comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais e o CRF-MT alerta para os cuidados com essa doença.
Atualmente, mais de 500 mil pessoas convivem com o vírus C da Hepatite e ainda não sabem, já que se trata de uma doença silenciosa que geralmente não apresenta sintomas até que atinja maior gravidade.
O Brasil possui o Plano Nacional para eliminar a hepatite C e, conforme os dados do Ministério da Saúde até 2030 a infecção não será mais uma ameaça à saúde pública.
As hepatites virais são doenças que atacam o fígado e, inicialmente, apresentam poucos sintomas, sendo chamadas de enfermidades “silenciosas”. Por conta disso, pessoas infectadas podem apresentar problemas de saúde antes de terem a doença diagnosticada. As hepatites virais podem acarretar complicações variando de agudas a crônicas, muitas vezes culminando em cirrose ou ao câncer hepático.
Prevenção
Todas as hepatites virais podem ser evitadas com alguns cuidados. Para a do tipo A, o recomendado é lavar as mãos com água e sabão após ir ao banheiro, trocar fraldas e antes de cozinhar ou comer, além do uso de água tratada, saneamento básico e higienização adequada dos alimentos.
Já a prevenção das hepatites B e C passa por evitar o contato com o sangue contaminado, portanto recomenda-se a utilização de preservativos nas relações sexuais, sempre exigir materiais esterilizados ou descartáveis e não compartilhar itens, equipamentos ou utensílios de uso pessoal.
Além disso, as hepatites A e B podem ser prevenidas por meio de vacinação, e ambas estão previstas no calendário nacional de imunização. A hepatite C não possui vacina até o momento.