Presidente do CRF-MT faz uso da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Cuiabá
O presidente do CRF-MT, Iberê Ferreira da Silva Junior fez uso da Tribuna Livre da Câmara de Cuiabá na terça-feira (15.06), para falar sobre a importância dos farmacêuticos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“O farmacêutico tem papel fundamental na saúde pública e ele deve estar presente nestas unidades básicas de saúde (UBS). O Farmacêutico possui atribuições em todas as etapas do ciclo da assistência farmacêutica: seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos”, disse Iberê.
Iberê aproveitou para agradecer o apoio da vereadora Michelly Alencar por apresentar o Projeto de Lei, que garante a obrigatoriedade dos farmacêuticos nas Unidades de Saúde de Cuiabá.
“79 unidades de saúde pública de Cuiabá não têm farmacêuticos em suas farmácias, incluindo atualmente as policlínicas do CPA I e Pedra 90, e estão em situação irregular. O Farmacêutico é de suma importância nestas unidades de saúde, pois detém várias atribuições que asseguram o acesso de medicamentos”.
Conforme a vereadora, Michelly Alencar a proposta é fruto de diálogo com a categoria e surgiu depois da fiscalização de vereadores que encontrou milhares de medicamentos vencidos no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC) e que resultou na instauração de uma CPI na Câmara Municipal.
“Se tivéssemos farmacêuticos trabalhando em todo o processo, desde a licitação até a dispensação de medicamentos, talvez não teríamos esse escândalo nos medicamentos vencidos, pois haveria um controle maior e, como resultado, um benefício maior para a população”, argumentou a vereadora.
No projeto da vereadora, é o farmacêutico quem deve fazer a dispensação de medicamentos, atendimento dos pacientes, planejamento, organização e cuidado de todo estoque de medicamentos, contribuindo, assim, para racionalizar o uso de medicamentos e evitar perdas.
Iberê explica que todas as Unidades de Saúde que dispõem de medicamentos e faz a dispensação, devem possuir farmacêutico em todo horário de funcionamento, visando a dispensação de medicamentos e orientação a população quanto ao uso racional de medicamentos. “Espero que o projeto de lei da vereadora, Michelly Alencar seja sancionado e que possamos ter concursos para os farmacêuticos assumirem essas unidades de saúde de Cuiabá”, finalizou.
Assista o vídeo da participação do presidente do CRF-MT, neste link: https://youtu.be/sSZjtjm1Cgs.