Junho Vermelho: CRF-MT alerta população para Doação de Sangue
Junho vermelho é o mês dedicado às campanhas que incentivam o ato de doar sangue. Esse período foi escolhido, porque costuma registrar quedas significativas nos estoques dos bancos de sangue, públicos e privados.
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) solicita que a população continue doando sangue para ajudar essas pessoas que necessitam.
No Brasil, existem 27 hemocentros e mais de 500 serviços de coleta, tanto na rede pública quanto na privada. Segundo uma estimativa do Ministério da Saúde, cerca de 3,5 milhões de brasileiros realizam transfusão de sangue todos os anos. Mas o número de voluntários dispostos a doar ainda não é o ideal para que os estoques estejam sempre abastecidos.
O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida. Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias.
Para a diretora geral do Hemocentro – MT, Gian Carla Zanela se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os Hemocentros teriam Hemocomponentes suficiente para atender toda população. “A Campanha Junho Vermelho contribui, anualmente, com o aumento das doações de sangue. Porque é uma forma de sensibilizar as pessoas, além de fazer quem já doou em algum momento a se lembrar da importância de voltar a doar. Neste período muitas pessoas são estimuladas a doar pela primeira vez”, ressalta.
A diretora explica ainda que cada doação pode salvar até quatro vidas. “O sangue doado é centrifugado e assim temos seus hemocomponentes, que são: hemácia, plaquetas, crio precipitado e o plasma. O paciente, pode necessitar apenas de um desses hemocomponente ou de todos, tudo depende do seu estado clínico.
Quem pode doar
Antes de efetivamente doar sangue, os voluntários passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação. Quem tem entre 16 e 69 anos pode se candidatar como voluntário. Para os mais velhos, uma ressalva: só pode doar quem tiver feito a primeira doação até os 60 anos. Já os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal.
O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemocentro, apresentar um documento oficial com foto e responder a um questionário. Caso tenha almoçado, deve aguardar três horas após a refeição para fazer a doação.
Neste período de pandemia, pessoas que tiveram diagnóstico positivo para o novo Coronavírus (Covid-19) podem realizar a doação após 30 dias sem apresentar sintomas. Já as pessoas que estiverem com sintomas gripais não devem comparecer para doação.
Requisitos para doadores
Acompanhe abaixo os requisitos para fazer a doação:
- ter entre 16 e 69 anos — para aqueles com 16 a 18 anos incompletos é exigida a autorização dos responsáveis;
- ter mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde;