CRF-MT promove palestra sobre ‘O papel do Farmacêutico na Logística Reversa e Descarte de Medicamentos’
O descarte de medicamentos vencidos é uma preocupação relevante para a saúde pública, pois podem ser considerados resíduos tóxicos de acordo com sua composição, gerando contaminação no meio ambiente, por isso não podem ter a mesma destinação final de resíduos comuns.
Pensando nisso, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT), irá realizar uma palestra sobre ‘O papel do Farmacêutico na Logística Reversa e Descarte de Medicamentos’, no dia dois de junho, a partir das 19h.
O evento é gratuito e será online, por meio do Google Meet. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3hFGVm9.
Os palestrantes serão os farmacêuticos, Wagner Martins Coelho e Carlos Henrique Gomes Lima que irão abordar o tema, mostrando o papel do farmacêutico quanto a orientação aos riscos do descarte inadequado desses produtos.
No ano passado, o governo federal publicou o Decreto 10.388, que institui o sistema de logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, de uso humano, industrializados e manipulados, e de suas embalagens após o descarte pelos consumidores.
De acordo com o decreto, os medicamentos vencidos ou em desuso devem ser descartados nas farmácias e drogarias.
Wagner Martins Coelho é farmacêutico, graduado em 1988 pela Unoeste (Presidente Prudente/SP), especialista em Assistência Farmacêutica no SUS pela UNEMAT e em Gestão de Vigilância Sanitária pelo Sírio Libanês. É membro da Comissão de Legislação (COLEG do CFF) e conselheiro regional pelo (CRF-MT).
Carlos Henrique Gomes Lima é formado em Farmácia pelo Centro Universitário de Votuporanga (SP), especialista em Farmacologia e Interações Medicamentosas. Possui um canal no Youtube, onde dá dicas sobre saúde. O nome do canal é ‘Informe-se com o farmacêutico’.