CRF-MT disponibiliza o curso sobre Testes Rápidos da Covid-19 no canal do Youtube
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) realizou na última quarta-feira (14.04), o curso sobre Testes Rápidos da Covid-19. Esse curso faz parte do projeto ‘Qualificar com Foco na Fiscalização Orientativa’.
Para quem não assistiu o curso e tenha interesse basta entrar neste link: https://bit.ly/3gcnXmt, que está disponível no canal do CRF-MT no Youtube.
Lembrando que os testes foram regulamentados pela Anvisa em 28 de abril de 2020, por meio da RDC Nº 377, com a realização de testes para o coronavírus em farmácias com licença sanitária e autorização de funcionamento. Mas, estipulou uma série de regras tanto para os profissionais da área de farmácia quanto os estabelecimentos.
O presidente do CRF-MT, Iberê Ferreira da Silva Junior explicou durante o curso que as pessoas podem realizar a testagem para verificação da presença de anticorpos IgM e IgG em amostras de sangue total, soro ou plasma. As chamadas imunoglobulinas M e G que auxiliam na detecção indireta do vírus SARS-CoV-2 na fase inicial da doença ou mais tardia, depois do aparecimento dos sintomas.
“Se uma pessoa teve sintomas gripais parecidos com os de Covid-19 e se curou, por exemplo, pode fazer o teste para verificar se entrou em contato com o vírus e consequentemente desenvolveu a doença, e ainda se produziu anticorpos de memória do tipo IgG, responsáveis pela imunidade do indivíduo. Vale ressaltar que a comunidade científica ainda não sabe exatamente o tempo de duração dessa imunidade”.
Outra vantagem do teste rápido é a entrega do resultado. Com 10 a 15 minutos, o profissional já tem conhecimento sobre o status imunológico do paciente frente ao Coronavírus, ou seja, se a infecção é recente, e se está ativa ou não.