CRF-MT, Sincofarma e Sinfar se reúnem com a SMS de Cuiabá para falar sobre vacinação dos farmacêuticos contra a Covid-19
O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) Iberê Ferreira da Silva Junior, juntamente com o vereador de Cuiabá, Orivaldo Júlio Alves, o presidente do Sincofarma, Hamilton Domingos Teixeira e o presidente do Sinfar, Wille Calazans estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira (18.03) com a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) para requisitar a vacinação dos farmacêuticos no grupo prioritário para imunização contra a Covid-19 no município.
O presidente do CRF-MT, Iberê Ferreira da Silva Junior destaca que os farmacêuticos e demais trabalhadores das farmácias, drogarias e de laboratórios têm prioridade na imunização contra a Covid-19. “O Ministério da Saúde (MS) na semana passada emitiu um ofício às Coordenações Estaduais de Imunizações, reiterando que os farmacêuticos estão no grupo prioritário dos trabalhadores da saúde”.
Iberê explica que na reunião com a SMS ficou acordado que os farmacêuticos que já tomaram a primeira dose, devem fazer o agendamento no site: https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/ para receber a segunda dose. Lembrando que é necessário apresentar o cartão de vacinação e a declaração com QR Code assinado pela empresa que trabalha no dia agendado.
O presidente ressalta que os farmacêuticos que não tomaram a primeira dose, não serão mais obrigados a apresentar o Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (CNES). Porém, os responsáveis técnicos das farmácias/drogarias deverão entrar no site do CRF-MT e preencher um formulário, inserindo os dados pessoais de todos os farmacêuticos e atendentes, como o número do cartão SUS (que deve estar atualizado), número do CPF, profissão/cargo que exerce na empresa e a comprovação de vínculo.
Esse formulário que será informado nos próximos dias, após o seu preenchimento no site do CRF-MT, será convertido em uma listagem dos profissionais e encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá para que seja liberada a vacinação contra a Covid-19 dos farmacêuticos e atendentes sem o número do CNES.
Lembrando que após todo esse processo, os farmacêuticos e atendentes devem fazer o cadastro e agendamento no site https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/, e no dia agendado o interessado deverá levar a declaração com QR Code gerado.
Os farmacêuticos cadastrados que já agendaram e não foram vacinados, devido não ter o número do CNES, deverão enviar um e-mail para cadastrocba.covid@gmail.com solicitando a exclusão do cadastro realizado anteriormente. Após isso, preencher o formulário no site do CRF-MT e realizar novo cadastro e agendamento da vacina no site da prefeitura.