CRF-MT oferece curso sobre ‘Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde’
Estão abertas as inscrições para o curso ‘Cuidado Farmacêutico no Sistema Único de Saúde’ com 50 vagas limitadas. O curso é uma parceria do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF).
A formação é destinada, exclusivamente para farmacêuticos atuantes no SUS e será dividido em oito módulos de 16 horas/aula cada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de abril pelo endereço eletrônico: https://bit.ly/3a4h1V2.
O certificado será entregue somente ao final do sétimo encontro e será emitido apenas ao participante que tiver no mínimo 80% de frequência em cada módulo. As datas estabelecidas podem sofrer alteração a qualquer momento devido a pandemia e pelo CFF.
O farmacêutico inscrito que não puder comparecer, deve avisar ao Conselho para que alguém da lista de espera tenha a oportunidade de realizar a formação. Caso o farmacêutico não avise o CRF-MT e não apareça no curso será bloqueado para participar dos eventos do Conselho.
A solicitação do curso foi um pedido do conselheiro federal, Dr. José Ricardo Amadio ao CFF para que os cursos profissionalizantes de curta duração fossem ministrados presencialmente no CRF-MT. Os encontros acontecem às sextas-feiras e aos sábados, de abril a novembro no auditório do CRF-MT.
De acordo com o Dr. José Ricardo Amadio, a iniciativa tem o objetivo de ampliar a participação do farmacêutico no SUS e harmonizar termos, conceitos e processos de trabalho relacionados à atuação clínica desse profissional. “Existe atualmente centenas de farmacêuticos que já prestam assistência farmacêutica com orientações ao paciente nos postos de saúde do SUS, mas ainda há muitas regiões carentes desses serviços. A nossa ideia é colocar o CRF-MT ativamente neste processo, para que muitos municípios mato-grossenses possam de fato implantar o cuidado farmacêutico dentro das farmácias do SUS”.
O presidente do CRF-MT, Iberê Ferreira da Silva Junior destaca que o intuito é capacitar os profissionais para implantar um serviço de Farmácia Clínica no seu local de trabalho. A importância é ajudar o Farmacêutico a oferecer melhores serviços à população. “A nossa expectativa é que os farmacêuticos saiam do curso com a proposta de mudança na sua rotina dentro da unidade de saúde, tudo isso com a anuência dos gestores para que o profissional tenha condições de trabalhar”.