CRF-MT informa sobre vacinação dos farmacêuticos de Mato Grosso
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso, vem a público informar que os 141 municípios já receberam as primeiras doses e começaram a vacinação dos profissionais da saúde contra o coronavírus (Sars-Cov-02). Essa ação é no intuito de cobrar o que foi pactuado pelo Conselho Federal de Farmácia e o Ministério da Saúde de que o farmacêutico está na primeira fase de vacinação. Ou seja, o CRF-MT notificou todas as secretarias municipais e estadual para cumprir com o acordo realizado.
De acordo com as informações passadas pelas secretarias municipais e estadual, o farmacêutico hospitalar está incluso neste grupo prioritário e serão contemplados com a vacinação.
O Ministério da Saúde ressalta que essas primeiras doses são destinadas aos profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente no combate ao coronavírus, ou seja, àqueles que atuam diretamente no tratamento de pacientes com Covid-19 e que trabalham na rede hospitalar na urgência/emergência, UTI, UPAS e Unidades de Saúde.
O CRF-MT criou um canal para receber as denúncias dos farmacêuticos que não estão sendo vacinados. O profissional pode enviar a sua denúncia por meio do endereço eletrônico e-mail: covid19@crfmt.org.br.
Os farmacêuticos que trabalham com pacientes de Covid-19 já estão sendo vacinados. De acordo com informações oficiais, com chegada de novas doses os farmacêuticos de farmácias e drogarias também serão vacinados. Porém, não há uma data específica, pois o Ministério da Saúde informou que não há doses suficientes para todos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá destaca que as farmácias e drogarias podem enviar a lista dos seus profissionais para o e-mail: sms.planejamento@cuiaba.mt.gov.br, porque logo que chegar mais doses incluirá esses profissionais nas listas.
Vacinação de Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá lançou um site para profissionais da saúde efetuarem o cadastro para receber a vacina contra a COVID-19: https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/.
No sistema os farmacêuticos poderão realizar o cadastro online e aguardar o dia agendado para tomar a vacina.
Além disso, foi criado um canal para as pessoas fazerem reclamações e tirar dúvidas no 0800 645 01 56, WhatsAPP (65) 9-9263-9779, e-mail: ouvidoria.cuiaba@cuiaba.mt.gov.br.
O profissional farmacêutico deverá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde do seu município para verificar como estão sendo realizados a vacinação contra a Covid-19.
Manifesto Conselho Federal de Farmácia
O Conselho Federal de Farmácia e a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos e Farmácias Comunitárias (SBFFC) publicaram, no dia 26 de janeiro um manifesto às autoridades de saúde e gestores públicos. No texto, as entidades reivindicam que seja assegurada pelos gestores estaduais e municipais a prioridade para farmacêuticos e outros colaboradores das farmácias públicas e privadas, conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. O documento foi encaminhado aos conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), aos gestores estaduais e municipais e à Frente Nacional de Prefeitos.
“As farmácias prestam serviços essenciais, e por isso permanecem de portas abertas desde o início da pandemia. Farmacêuticos e demais colaboradores estão expostos a um alto risco de contaminação, pois atendem toda a população, sem exclusão. E da mesma forma que outros ambientes de saúde, as farmácias sofrem com a baixa de funcionários provocada pela Covid-19”, argumentam.
Acesse o manifesto clicando aqui.
O CRF-MT destaca que segue lutando pelos farmacêuticos e está permanentemente acompanhando a organização da campanha de vacinação contra a COVID-19 em todos os municípios do Estado de Mato Grosso. Divulgaremos novas informações à medida em que forem sendo disponibilizadas.