CRF-MT promove palestra sobre ‘Farmácia Clinica e o Consultório Farmacêutico’
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT), promove uma palestra gratuita sobre ‘Farmácia Clínica e o Consultório Farmacêutico: Experiências Exitosas no manejo clínico autolimitado’, no dia 29 de agosto (sábado), às 19h, no Google Meet.
A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas, os interessados podem acessar o link: https://bit.ly/2QeFXi4, os participantes receberão certificados. Garanta logo a sua vaga!
O conceito de consultório farmacêutico foi definido em duas portarias do Conselho Federal de Farmácia (CFF) publicadas em 2013 e a existência desse espaço é também apoiada pela Lei 13.021, de agosto de 2014, que dispõe sobre o exercício das atividades farmacêuticas.
Segundo dados da Abrafarma, somente nas grandes redes já são mais de 3 mil consultórios instalados em todo país, que realizaram mais de 5 milhões de atendimentos entre 2017 e 2019.
Nesta palestra vamos discutir como o consultório farmacêutico pode ser uma oportunidade de sucesso e valorização do profissional e também aspectos legais e técnicos da implantação dos mesmos nas farmácias e drogarias.
A palestrante será a farmacêutica, Luana Morais que é especialista em Farmácia Clinica e cuidados farmacêuticos. Especializando em Pericia Criminal e Ciências Forense. Docente Superior do Curso de Farmácia, com ênfase nas disciplinas de Atenção Farmacêutica; Farmacologia, Farmácia Hospitalar e Clinica. Além disso, é presidente da Associação dos Farmacêuticos de Rio Verde (AFARV), membro do corpo docente da Faculdade de Farmácia de Rio Verde – UNIBRAS.
Luana explica que a Farmácia Clinica é uma das áreas mais encantadoras da profissão farmacêutica, e como ela tem se destacado dentro da profissão, muitos profissionais estão abrindo seu próprio consultório farmacêutico, sendo muito deles ainda dentro de farmácia comunitária. “E a grande tendência do mercado é a prestação de serviços farmacêuticos focado na área clínica, e quem ganha com tudo isso é a população, que terá fácil acesso os serviços prestados por um farmacêutico clinico capacitado a atender as necessidades do paciente”, afirmou.
O presidente do CRF-MT, Iberê Ferreira da Silva Junior destaca que a assistência farmacêutica pode ser encarada como um exercício cujo foco é o paciente. Esse trabalho requer a união consciente entre farmacêutico, paciente e demais profissionais de saúde.
Iberê finaliza dizendo que o farmacêutico é o profissional habilitado a orientar o usuário quanto ao uso correto de medicamento, bem como, aos riscos envolvidos na terapia, tendo como base as necessidades de saúde do mesmo. Desde agosto de 2013, o papel do farmacêutico ganhou novas prerrogativas, com a regulamentação da prescrição farmacêutica.