Ações do CRF-MT na pandemia da Covid-19
O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF/MT) continua trabalhando intensamente para manter os profissionais farmacêuticos informados quanto às medidas de prevenção e controle que devem ser adotadas durante a assistência aos casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2). Confira alguns materiais que foram produzidos e postados ao longo desses três meses da nova gestão.
O Núcleo de Apoio ao Farmacêutico (NAF) preparou várias notas orientativas para tirar as dúvidas dos profissionais, quanto ao uso dos EPI’s, a automedicação, a dispensação de medicamentos com receitas digitais, o gerenciamento de resíduos sólidos ou suspeitos pelo coronavírus, entre outros.
O CRF-MT também publicou as notas técnicas da Anvisa alertando para ações de farmacovigilância no uso da cloroquina, ivermectina e hidroxicloroquina solicitando aos profissionais farmacêuticos que acompanhassem e monitorassem intensivamente o tratamento dos pacientes em uso destes medicamentos, caso algum deles tivessem reações adversas que informasse ao farmacêutico.
Nas mídias sociais como Instagram e Facebook, reforçamos as orientações sobre a proteção com o uso de máscaras caseiras, para que fossem trocadas ao longo do dia e que a população continuasse com os cuidados com a higienização e evitassem sair de casa.
Nesse período a diretoria do CRF-MT trouxe vários cursos e palestras para tirar as dúvidas dos profissionais quanto a Covid-19 e também para qualificar os seus profissionais.
Diante do atual cenário epidemiológico do país, o CRF-MT preocupado com o bem-estar individual e coletivo, reitera a necessidade de atenção às normas de proteção e às orientações advindas do Ministério da Saúde e das demais autoridades sanitárias.
Sendo assim, o Conselho Regional de Farmácia recomenda:
• Realizar higiene das mãos antes e depois do contato com pacientes ou material suspeito e antes de colocar e remover os Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
• Evitar exposições desnecessárias entre pacientes, profissionais e visitantes dos serviços de saúde.
• Estimular a adesão e adotar as demais medidas de controle de infecção institucionais e dos órgãos governamentais (Ministério da Saúde, Anvisa e Secretarias de Saúde).
• Apoiar e orientar medidas de prevenção e controle para o novo Coronavírus (COVID-19).
• Reforçar a importância da comunicação e notificação imediata de casos suspeitos para infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19).
• Manter-se atualizado a respeito dos níveis de alerta para intervir no controle e prevenção deste agravo.
• Estimular os profissionais farmacêuticos a manter-se atualizados sobre o cenário global e nacional da infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19), por meio de fontes de informações oficiais.
• Orientar e apoiar o uso, remoção e descarte de Equipamentos de Proteção Individual para os profissionais da saúde de acordo com o protocolo de manejo clínico para a infecção humana pelo novo Coronavírus (COVID-19), conforme recomendação da Anvisa.
• Realizar a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência nos estabelecimentos farmacêuticos.
A população
Todos os brasileiros devem estar atentos às orientações das autoridades sanitárias e colaborarem com o esforço de prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus (COVID-19).
Destaca-se que medidas simples devem ser incorporadas à rotina diária das pessoas para reduzir o risco de contrair ou transmitir o novo Coronavírus (COVID-19). Entre as boas práticas estão:
• Realizar a higiene das mãos frequentemente com água e sabonete ou preparação alcoólica, por pelo menos 20 segundos.
• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas.
• Evitar contato próximo com pessoas doentes.
• Cobrir boca e nariz com a dobra do braço ao tossir ou espirrar ou utilizar um lenço de papel e jogar no lixo.
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies de uso comum tocados com frequência.
• Ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente.
Confira todos os materiais que foram disponibilizados aos profissionais farmacêuticos.
CRF-MT orienta AMM-MT sobre a dispensação de medicamentos do ‘Kit Covid-19’
CRF-MT disponibiliza passo a passo da Receita Digital
CRF-MT orienta e alerta os farmacêuticos sobre a prescrição de medicamentos
CRF-MT faz videoconferência com a presidente do CRM-MT para tratar da Receita Digital
Fiscalização do CRF-MT orienta os farmacêuticos sobre os cuidados com a pandemia
CRF-MT promove palestra sobre o Farmacoacompanhamento de pacientes com Covid-19
Fiscais do CRF-MT recebem treinamento sobre Covid-19, Fisiopatologia e diagnósticos
Conselho Regional de Farmácia faz treinamento e começa a entregar máscaras aos profissionais
RF-MT e CRM-MT solicitam modificações na Lei Estadual n°. 11.171/2020
CRF-MT promove palestra sobre Testes Rápidos de Covid-19
CRF-MT informa sobre ‘Protocolo Orientativo’ da Secretaria Estadual de Saúde