Capacitação profissional em licitações mobiliza servidores e conselheiros do CRF-MT
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
A capacitação, que é uma das metas constantes do Conselho em Mato Grosso, vem sendo promovida em parceria com o Conselho Federal de Farmácia. O instrutor é o farmacêutico Masurquede de Azevedo Coimbra, do Rio Grande do Sul.
Desde ontem (11), funcionários e conselheiros do CRF-MT estão participando de um curso de capacitação sobre licitações. O curso, que vai até amanhã (13), está sendo ministrado pelo farmacêutico Masurquede de Azevedo Coimbra, da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Ele trabalha na área de licitações e compras pública há seis anos.
Segundo o professor, a realização deste curso de capacitação é uma iniciativa ímpar. “Com a capacitação dos servidores é possível economizar e direcionar recursos para outras atividades. Uma compra racional, com menos dispêndio de recursos, permite uma grande economia em final de gestão e final de ano para o Conselho, que desta forma pode planejar as aquisições e serviços para o ano seguinte”.
“É a primeira vez que ele venho a Mato Grosso e ao Centro-Oeste, e por isso agradece pelo convite.Poder conhecer a realidade in-loco em outro Estado, no Conselho Regional de Farmácia aqui em Mato Grosso, é uma grande oportunidade profissional”, complementou Masurquede.
Para a funcionária do Conselho Fernanda Feitosa, que já fez parte da comissão de licitação e já participou de licitações, esta capacitação é um avanço em termos de crescimento profissional. “Há muito tempo eu desejava fazer um curso nesta área, e esta iniciativa do CRF-MT veio preencher uma lacuna, sem nenhum custo para nós servidores”, disse ela.
Para Ronise Botelho Pereira Araújo, é importante que os servidores, sobretudo ela que trabalha num setor específico do Conselho, tenham este curso. “Porque a lei da licitação não é fácil de compreender. Tem vários pontos que podem levar a erros num processo de licitação, e por isso a gente precisa estar fazendo sempre uma reciclagem. Nós até hoje só trabalhávamos com convite, mas agora a proposta é de trabalharmos com pregão, então é uma experiência nova, qu exige um aprendizado. Para nós, portanto, este curso é interessantíssimo. Eu mesma já fiz curso de licitação, mas este é o primeiro sobre pregões”, disse ela.
O conselheiro regional Fabio dos Santos Souza avalia que é importante poder esclarecer as dúvidas com um profissional capacitado. “O CRF-MT, fazendo parte da administração pública como autarquia e sendo fiscalizado pelo Tribunal de Contas, tem a necessidade real de promover esta capacitação. Esta iniciativa vem dar aos funcionários o conhecimento quanto ao programa de capacitação, que pode ser usado por eles tanto aqui no Conselho como em outros órgãos públicos que vierem a trabalhar. Isso vem acrescentar conhecimento para os nossos colaboradores dentro do Regional”, explicou.
Ele observa, ainda, que o curso agrega conhecimentos importantes também para os conselheiros, enquanto fiscalizadores das ações da diretoria. “Não adianta a gente cobrar sem saber o que está cobrando”, disse ele.
Segundo Fábio, o aprendizado do curso também o ajudará fora do Conselho. “Na minha vida profissional, é um rico conhecimento, porque também trabalho com o sistema público. Eu já tinha participado de algumas modalidades de licitação, em prefeituras. Aqui no Conselho, como parte da comissão de licitação também, nas compras internas, mas nunca, diretamente, tive um curso de licitações. Esta, para mim, está sendo a primeira vez, e por isso é ainda mais importante”, concluiu.