Servidores e conselheiros do CRF-MT adquirem conhecimentos sobre licitação e pregões
Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT
Os participantes da capacitação promovida pelo Conselho avaliaram que o curso atendeu às expectativas, e tanto o instrutor como o CRF-MT foram elogiados pela iniciativa.
Encerra nesta sexta-feira (13) o curso sobre licitações que o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT) promoveu para seus servidores e conselheiros, com o farmacêutico Masurquede de Azevedo Coimbra, do Rio Grande do Sul, que é especialista no assunto.
O presidente do CRF-MT considera que o curso atendeu plenamente às expectativas da gestão do Conselho, por ter trazido uma nova discussão para toda a equipe. “O curso não foi apenas para aqueles que já estavam relacionados com a área de aquisições e licitação do Conselho, nós abrimos a participação para todos os servidores, e além disso foi importante a participação de alguns conselheiros. São os conselheiros que fiscalizam a atividade da diretoria enquanto administrador do Conselho, e isso para nós é muito bom, pois queremos dar maior transparência às nossas ações e melhorar todas as atividades do CRF-MT. Então, quando a gente vê uma adesão maciça dos servidores e a participação de conselheiros no curso, buscando conhecimentos sobre licitação e pregão, isso nos deixa felizes. É um investimento que vale a pena, e esperamos que isso retorne em melhoria para o Conselho, porque desta forma conseguiremos atender melhor ao nosso público, que é o farmacêutico, que é o empresário, que é o gestor público”, disse Alexandre Magalhães.
A assessora da vice-presidência, Suely Abreu de Barros, revelou que, em março do ano passado, quando foi indicada pelo presidente do Conselho para presidir a comissão de licitação, não tinha nenhuma noção de licitação, porque nunca, até então, havia trabalhado nesta área. “Por isso achei que este curso foi excelente”, disse ela. “Foi uma ótima ideia, porque não só eu, mas todos os servidores agíamos com uma certa insegurança ao desenvolvermos alguma ação envolvendo licitações. Além disso, aprendemos uma coisa nova, referente à implantação dos pregões, e esses conhecimentos permitiram que a gente se atualizasse no setor, trazendo maior segurança para o desempenho das nossas atividades”.
Suely congratulou a diretoria pela iniciativa de oportunizar aos servidores esta capacitação. “Agora temos uma noção do que é licitação, e quando outro funcionário for para a comissão de licitação ele já vai ter uma noção sobre o assunto. Por outro lado a gente também passou a ter um ponto de referência, que é o professor Masurquede. Vamos poder manter contato com ele, que mesmo de longe poderá nos assistir. Ele tem muita vivência do assunto, por isso valeu a pena terem trazido este especialista de tão longe. Licitação é um assunto que a gente passa a conhecer à medida que pratica. Como o instrutor falou, ele também começou com leituras das legislações. Como faz mais de sete anos mexendo com isso, ele já tem conhecimentos suficientes para ajudar as demais pessoas a entenderem de licitação, porque hoje ele é um especialista”.
O conselheiro Antonio Aparecido Casarin avaliou que o curso superou as expectativas. “Eu que já fui conselheiro e que também já fui presidente da comissão de licitação do Conselho aprendi muita coisa durante este curso. Portanto a iniciativa foi válida e era uma coisa que a gente já pretendia ter feito anos antes, mas infelizmente não havia condições financeiras. De qualquer forma esta capacitação chegou em boa hora. Acho que todo mundo que participou aprendeu bastante, passando a ter uma visão melhor do que realmente é um processo de licitação”.
Casarin falou ainda sobre o desempenho do professor gaúcho. “O que eu observei é que ele é uma pessoa que tem uma vasta experiência com licitações, inclusive sobre pregões. Ele demonstrou toda sua capacidade também de transmitir o conhecimento, e isso facilitou para que nós, participantes do curso, pudéssemos esclarecer as nossas dúvidas sobre o tema. A licitação é um tanto quanto burocrática e também exige muito trabalho e dedicação, para que possa ser feita da melhor forma possível. Por isso é importante conhecer o tema e saber o que fazer”, concluiu ele.