Aniversário de 39 anos do CRF-MT
Por ser um órgão de regulamentação e fiscalização do exercício profissional, o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso se consolidou como o guardião da ética da profissão farmacêutica e protetor da sociedade. Esta missão começou no dia 24 de abril 1981, data de fundação do CRF-MT, ocorrida através da Resolução nº 156 do Conselho Federal de Farmácia (CFF), quando o estado ainda era unificado.
Nestes 39 anos de existência do Regional em Mato Grosso, vale destacar os esforços por uma assistência farmacêutica de qualidade e pela valorização profissional dos farmacêuticos, além dos avanços conquistados nos últimos anos, como a regulamentação de novas áreas de atuação profissional e a implantação de melhorias no atendimento ao farmacêutico e ao público em geral, incluindo as ferramentas digitais, que permitem o acesso aos serviços disponíveis, sem a necessidade do deslocamento até a sede do Regional ou das Seccionais.
Atualmente o CRF-MT fiscaliza o exercício da profissão nos 141 municípios do estado, assegurando a assistência farmacêutica plena e de qualidade para a população mato-grossense, e possui em seu quadro de profissionais 4.329 farmacêuticos inscritos.
No Brasil, um dos marcos da profissão foi o advento da Lei 13.021/2014, que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas.
Além da sede, no Centro Político Administrativo em Cuiabá, o CRF-MT possui 3 seccionais, em Barra do Garças, Sinop e Rondonópolis.
Saiba mais
O primeiro presidente do CRF-MT foi o farmacêutico Ércio Antonio Ferreira Gomes, em 1982. Pela ordem de sucessão, os demais presidentes foram os Farmacêuticos (as): Jandira Nassarden Correa, Manoel Vicente de Barros Neto, Thiers Ferreira, Maria Honorata de Medeiros, Adonias Correa da Costa, José Ricardo Amadio e Alexandre Magalhães, sendo que o próximo presidente será o farmacêutico Iberê Ferreira da Silva Junior.
O CRF-MT compõe o Sistema CFF/CRF’s e, assim como outros conselhos profissionais, é uma autarquia federal com a função de fiscalizar o exercício da profissão farmacêutica no Estado, a fim de garantir o cumprimento da Lei 13.021/2014 que a profissão seja exercida com primazia técnica, científica, humana e ética, para que a sociedade tenha acesso a um serviço de boa qualidade.
Desde o início de 2020 o CRF-MT está sendo administrado por uma Junta Diretiva nomeada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), por meio da Portaria nº 87 de 19 de dezembro de 2019, composta pelo Presidente, Carlos André Oeiras Sena (CRF/Amapá Nº 044); Vice-Presidente, Gerson Antônio Pianetti (CRF/Minas Gerais Nº 3155); e e Tesoureiro, Luiz Gustavo de Freitas Pires (CRF/Paraná Nº 17675), sendo que a nova Diretoria, eleita neste ano, será empossada no próximo dia 28 de abril, para o biênio de 2020/2021.
A Diretoria do CRF-MT compõe-se de quatro membros, sendo eles o Presidente, Vice-Presidente, Secretário Geral e Tesoureiro, eleitos através do voto, e possui a responsabilidade administrativa e gestora da entidade; cumpre as decisões do Plenário; encaminha ao Plenário para apreciação e julgamento processos, propostas, relatórios, pareceres e prestação de contas em geral; nomeia os membros que participam das Comissões Assessoras; admite e dispensa pessoas e serviços necessários ao CRF-MT; representa a entidade de classe nos diversos eventos e atribui procurações para defesa de todos os interesses da entidade em prol da classe farmacêutica.