Farmacêuticos devem reforçar a conscientização sobre uso racional de medicamentos inclusive durante enfrentamento ao coronavírus, orienta o CRF-MT
O Farmacêutico é o profissional da saúde a quem a população tem mais facilidade de acesso, por isso é muito importante que ele seja uma fonte de informação segura sobre saúde, especialmente durante o atual momento de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Um dos pontos principais é promover o uso racional de medicamentos, por exemplo, na dispensação de:
Antiinflamatórios, analgésicos e antipiréticos:
Até o momento não existem evidências científicas conclusivas que confirmem o agravamento da infecção por coronavírus em decorrência da administração de ibuprofeno. No entanto, em caso de suspeita ou confirmação da infecção, há outros medicamentos como primeira escolha para tratar febre e dor, como dipirona e paracetamol.
Anti-hipertensivos:
Ainda não existem resultados conclusivos com forte evidência científica de que os inibidores da enzima conversora de angiotensina ou os bloqueadores dos receptores de angiotensina podem facilitar a contaminação pelo coronavírus. A interrupção desses medicamentos pode prejudicar o controle da Hipertensão, favorecendo a ocorrência de problemas cardiovasculares.
Portanto… Nenhum tratamento deve ser interrompido sem a recomendação médica!!!
Fonte: nota informativa nº 1/2020-SCTIE/GAB/SCTIE/MS