Atribuições do farmacêutico clínico em unidades de terapia intensiva
Aprovada na tarde desta quinta-feira, dia 31 de outubro, pelo Plenário do Conselho Federal de Farmácia, resolução que regulamenta as atribuições do farmacêutico clínico em unidades de terapia intensiva. A nova regulamentação, a exemplo das demais aprovadas pelo CFF, visa à ampliação do campo de atuação do farmacêutico, com respaldo regulamentar, visando à uma assistência à saúde de qualidade ao paciente.
“Neste caso, especificamente, essa contribuição reveste-se de uma importância crucial, considerando que esse paciente está em risco iminente de morte”, comentou o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.
Uma das exigências da nova resolução é que o farmacêutico clínico intensivista dedique-se exclusivamente ao cuidado ao paciente crítico, na UTI, durante toda sua carga horária. Também foi prevista a inserção de, no mínimo, um farmacêutico clínico para até quinze pacientes críticos, podendo variar de acordo com a estrutura física e tecnológica de cada instituição e com a complexidade dos pacientes atendidos.
#UTI #ValorizaçãoProfissional #Farmacêuticos #FarmáciaClínica #FarmáciaHospitalar #CFF