Palestra sobre a relação do Farmacêutico com o CRF-MT foi um dos destaques de solenidade em Sinop
O CRF-MT foi representado pelo Diretor-Tesoureiro, Ednaldo Anthony de Jesus Silva, que deu as boas-vindas aos novos colegas de profissão e ministrou palestra sobre as atribuições do Conselho Regional e a sua importância na vida dos profissionais farmacêuticos, bem como para a sociedade como um todo, através da garantia dos direitos da população por uma assistência farmacêutica plena e de qualidade. Na ocasião também estiveram presentes os funcionários do Conselho Edmar de Araújo Tonhá e Dariston Pires.
Saiba mais
Antes de iniciar a carreira profissional, o farmacêutico deve fazer a sua inscrição no Conselho Regional de Farmácia (CRF) de seu estado, independentemente da área em que atuará dentre as diversas oferecidas pelo mercado farmacêutico. E para que os profissionais recém-formados possam entender a relação deles com o Conselho Regional, bem como a função e a importância do CRF, um dos destaques das solenidades de entregas de carteira é a palestra de algum representante do Conselho.
O que é um Conselho Profissional?
É uma instituição pública, criada por lei federal, que se dedica à regulamentação, normalização e fiscalização ética e técnica do exercício profissional, determinando parâmetros mínimos para cada atividade ou serviço prestado por uma determinada categoria profissional. Sendo assim, ao contrário do que muitos acham, os conselhos não possuem a obrigação de defender ou promover melhorias profissionais, mas sim fiscalizar a sua prática.
Cada conselho possui um órgão central, denominado como Conselho Federal, ao qual estão vinculados os Conselhos Regionais de cada estado do Brasil. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) e os CRFs foram criados pela Lei n. 3820 de 11 de novembro de 1960 que determina suas atribuições e outras questões relativas à anuidade e aos processos de inscrição dos profissionais nos conselhos regionais.
Sendo assim, o CRF-MT é uma autarquia federal criada por Lei para defender e preservar os interesses da sociedade, que tem o direito à assistência farmacêutica e de receber serviços e produtos farmacêuticos de qualidade.
Qual a importância do CRF?
O CRF possui grande importância tanto para a sociedade quanto para os próprios farmacêuticos. Como instituições regulatórias e fiscalizadoras, os conselhos de farmácia são essenciais para proteção e a manutenção dos benefícios sociais em relação aos serviços oferecidos pelos farmacêuticos, além de garantir que eles sejam prestados por profissionais devidamente habilitados. Dessa forma, o CRF garante o bem-estar e a segurança da sociedade diante da prática farmacêutica.
Já para os farmacêuticos, os CRFs são importantes na promoção de eventos, palestras e cursos e na divulgação de informações acerca do exercício profissional.
Em síntese, os Conselhos são destinados a zelar pelos princípios da ética e da disciplina da classe dos que exercem qualquer atividade farmacêutica no Brasil. O sistema CFF/CRF tem como missão a valorização do profissional farmacêutico, visando à defesa da sociedade.