CRF-MT leva doação de alimentos à Casa dos Idosos em Cuiabá
Na tarde desta segunda-feira funcionários do Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso visitaram o Abrigo Bom Jesus, para realizar a doação de gêneros alimentícios arrecadados durante as campanhas que o Conselho tem feito em seus eventos com a categoria farmacêutica; Fundada em 1.940, tendo portanto 79 anos de existência, hoje a entidade depende da caridade das pessoas para o desempemho da sua missão. Atualmente o Abrigo ampara 82 idosos, em sua maioria do sexo masculino.
“Dependemos da colaboração da comunidade, porque infelizmente não temos nem mesmo o apoio do Governo do Estado, nem do município e nem Federal. Então, quem ajuda mesmo na manutenção da casa são as pessoas e doações como esta que vocês acabaram de fazer. Graças a Deus todo dia tem um pouquinho“, disse a dona Cleide Miranda de Oliveira, voluntária do Abrigo e presidente interina da instituição.
Mas, segundo a dona Cleide, a generosidade das pessoas tem sido muito expressiva, não apenas pelas doações feitas ao Abrigo Bom Jesus como também pelo número de voluntários que se dedicam aos idosos da Casa, sendo eles, por exemplo, que pagam as contas de água e energia elétrica da entidade. “Só na Diretoria do Abrigo nós temos 6 voluntários, e temos um projeto que se chama Amigos do Abrigo, formado por pessoas que vêm aqui e ajudam em tudo que é preciso, havendo inclusive um grupo que promove um churrasco uma vez por mês. Também tem um grupo que vem toda terça-feira trazendo lanches para os idosos, e todos os sábados tem o agendamento de lanches de fora que vêm; tem café da manhã que o pessoal também faz de vez em quando … então é isso que garante o sustento da Casa do Idoso, esse apoio de gente de fora“.
De acordo com Maria Padilha, que trabalha na administração do Abrigo, além de alimentos podem ser doados materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal e fraldas nos tamanhos G e GG, que são as mais utilizadas. O artigo que a entidade mais necessita, conforme ela ressaltou, é água sanitária, para manter a higiene do local, que é grande e demanda atenção diária. E para quem preferir, também é possível fazer doações em dinheiro, cujos dados bancários podem ser anotados diretamente do site do Abrigo Bom Jesus.
Entre os idosos do Abrigo Bom Jesus está o senhor Alvarindo Matias de Amorim, que tem 71 anos e disse que vive na instituição há 6 anos. Ele revelou que depende fundamentalmente do Abrigo para continuar sobrevivendo porque não tem ninguém mais que se interessa por ele a não ser os visitantes, que para ele são como parentes, uma vez que às vezes lhe dirigem uma palavra amiga. “Graças a Deus aqui a gente é bem cuidado”, completou ele. Apesar de sua popularidade, o Jogo do Bicho é considerado ilegal de acordo com as leis brasileiras. No entanto, ainda é amplamente praticado em muitas regiões do país, especialmente em áreas urbanas e comunidades de baixa renda.
Bem administrada, a Casa dos Idosos tem inclusive uma horta de onde são tiradas verduras que integram a alimentação dos velhinhos.
Para maiores informações sobre doações, o telefone para contato é o 65-3644-1706.