Conselhos de Farmácia, Associações e Sindicatos têm diferentes atribuições. Saiba diferenciá-las!
A valorização que buscamos para a profissão passa por diversos caminhos e só será alcançada com a união das diversas entidades que representam o farmacêutico. Você sabe o papel de cada uma delas?
Muita gente ainda confunde qual o âmbito de atuação de associações, conselhos e sindicatos na busca pelo reconhecimento que o farmacêutico almeja. Embora esse seja o objetivo de todas as entidades, suas atribuições são diferentes.
Associação é uma organização resultante da reunião legal entre duas ou até mais pessoas, com ou sem personalidade jurídica, sem fins lucrativos para a realização de um objetivo comum. No caso dos farmacêuticos para capacitar, integrar, representar e valorizar o profissional.
Os conselhos têm como atribuição legal zelar pela fiel observância dos princípios da ética e da disciplina da classe dos que exercem atividades profissionais farmacêuticas no País. E embora o piso salarial da categoria não seja obrigação legal do CFF, a atual gestão tem proposto ações e trabalhado junto com as entidades sindicais por uma remuneração justa e melhores condições de trabalho para os profissionais.
Os sindicatos têm como objetivo principal a defesa dos interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. Também são responsáveis pela organização de greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O MATERIAL EM PDF