2ª Reunião Plenária do CRF-MT teve aprovação das prestações de Contas Anuais e Relatório da Fiscalização
Foi realizada nesta quinta-feira (16.02), a 2ª Reunião Plenária Ordinária do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT).
Na ocasião foram apresentados a Prestação de Contas do 4º trimestre, o Relatório de Fiscalização Anual de 2022, a Prestação de Contas do Programa de Aprimoramento da Fiscalização do ano de 2022 e a Prestação de Contas Anual de 2022.
O presidente do CRF-MT, Luís Köhler, destaca que os resultados obtidos nas prestações de contas do Conselho mostram o desempenho da atual gestão, com responsabilidade em relação aos gastos com o erário público e a transparência dos serviços com a categoria. “Quando temos as nossas prestações de contas aprovadas pelos nossos conselheiros regionais na Plenária, reafirmamos que estamos trabalhando da melhor maneira com a transparência da autarquia”.
A coordenadora da Fiscalização do CRF-MT, Yasmin Sena apresentou aos conselheiros os números do Relatório de Fiscalização Anual de 2022, onde foram fiscalizados os 141 municípios de Mato Grosso. “Passamos a meta prevista no Plano de Fiscalização que era de 10.890 inspeções, sendo que foram realizadas 11.531 inspeções, chegando a 106% da meta estabelecida”.
A vice-presidente do CRF-MT, Cristina Reis explica que fiscalizar é assegurar à sociedade uma assistência farmacêutica com qualidade, por meio do exercício profissional amparado por requisitos éticos e legais, é a missão do Conselho.
Foram aplicadas 778 Ficha de Fiscalização do Exercício da Atividade Farmacêutica (FFEAF). Além disso, foram recebidas 91 denúncias e 68 ofícios foram encaminhamentos para outros órgãos competentes. Foram realizadas 250 autuações, sendo que motivos foram: 110 estavam sem Responsável Técnico (RT’s), 74 estavam ausentes, 32 estavam ilegais e 34 estava funcionando fora do horário declarado ao CRF-MT.
“É importante destacar o comprometimento dos farmacêuticos fiscais do CRF-MT que cumpriram suas atividades de forma exemplar, mesmo com as demais dificuldades do exercício durante o ano de 2022”, afirmou Dra. Cristina.