quarta-feira , abril 26 2017
Home / Quem Somos

Quem Somos

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT) foi criado em 24 de abril 1981, através da Resolução nº 156 do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, usando das atribuições que lhe confere a letra “o” do artigo 6º da lei nº 3.820, de novembro de 1960, e

CONSIDERANDO a divisão territorial do estado de Mato Grosso em duas Unidades Federativas;

CONSIDERANDO os estudos levados a efeito neste Órgão, os quais enfeixam, inclusive, solicitação do próprio CRF-20 para desmembramento das áreas geográficas por ele ora abrangida;

CONSIDERANDO as manifestações feitas a este Órgão por entidade representativa da Classe Farmacêutica no estado de Mato Grosso, inclusive por autoridades diversas;

CONSIDERANDO especialmente o apoio que as autoridades de Mato Grosso vêm emprestando à consecução deste objetivo;

CONSIDERANDO a exposição feita no plenário deste Órgão na reunião realizada em 16/01/81.

Resolve:

Art.1º – Criar Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso, com a sigla CRF-23, sede em Cuiabá e jurisdição sobre área geográfica representativa desse Estado.

Art.2º – Desmembrar do CRF-20 a área geográfica pertencente ao Conselho Regional de Farmácia ora criado, alterando-se também sua denominação para Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do sul, com a mesma sigla e sede em Campo Grande.

Art.3º – A instalação e o funcionamento do CRF-23 deverão se efetivar em 01/01/1982, para que a Diretoria do CFF deverá tomar as providências necessárias.

Parágrafo único – Até a instalação do CRF-23, o CRF-20 continuará com plena jurisdição sobre a área desmembrada.

Art.4º – A presente resolução entrará em vigor na data de sua publicação.”

O CRF-MT possui sede em Cuiabá e três seccionais no estado de Mato Grosso, sendo elas nas cidades de Barra do Garças, Rondonópolis e Sinop.

A missão do CRF-MT é, por delegação do poder público federal, atuar como fiscal da ética e disciplina profissional em nosso Estado, de modo a garantir à comunidade uma assistência farmacêutica de qualidade, efetiva e desempenhada por profissionais habilitados e conscientes de sua função social. Para isso, prezamos pela valorização do profissional farmacêutico no estado, orientando e qualificando os profissionais. Também compete ao conselho a expedição e registro de carteiras profissionais, e a eleição de um representante do Estado para compor o plenário do Conselho Federal de Farmácia.

O CRF-MT sempre procura agir de forma preventiva e também apurando denúncias, para isso possui uma equipe técnica dedicada à fiscalização. Quando é constatada alguma irregularidade, o CRF-MT reage autuando o infrator e tomando as medidas que lhe são cabíveis.