sábado , dezembro 16 2017
Home / Notícias CRFMT / Destaques / Pós graduações alargam horizontes para farmacêuticos em Mato Grosso
Turma de Farmácia Estética

Pós graduações alargam horizontes para farmacêuticos em Mato Grosso

Em busca de novos espaços na profissão, os farmacêuticos têm ido além do aprendizado nas graduações, investindo em cursos de pós-graduação e procurando agregar conhecimentos. Em Mato Grosso uma das especializações mais procuradas é a de farmácia estética, do Instituto Arel Iuga com apoio do CRF-MT. Com duas turmas em andamento, o Instituto está para abrir mais uma, em virtude da grande procura.

Conforme a presidente da Associação Brasileira de Farmácia Estética (ABFE), farmacêutica esteta Halika Groke,  todo esse interesse dos farmacêuticos não ocorre por acaso. “Esta é uma área nova da profissão, com muito campo a ser explorado”, diz ela, destacando que a Resolução sobre Farmácia Estética ainda não tem nem dois anos”. “Portanto, é um mundo novo, é uma conquista muito grande para os farmacêuticos”.

Mas a especialista alerta que a atuação no setor de farmácia estética requer muito estudo e muita responsabilidade, porque envolve o uso de produtos que corrigem as disfunções estéticas mas que também podem produzir efeitos adversos, se o profissional não tiver a habilitação necessária.

A doutora Halika é uma das professoras do curso de Farmácia Estética do Instituto Arel Iuga e esteve ministrando aula em Cuiabá no último final de semana. O módulo em questão foi sobre peelings químicos, em que os participantes aprenderam a utilizar produtos para tratamento rejuvenescedor, contra acne, linhas de expressões, rugas, estrias e cicatrizes, dentre outras disfunções estéticas.

Saiba mais

Com 18 meses de duração, 18 encontros presenciais e aulas em um final de semana por mês, o curso habilita o farmacêutico a montar consultório de farmácia estética, dependendo apenas dos procedimentos posteriores junto ao Conselho Regional de Farmácia.

Tem aluno que vem inclusive de Rondônia, onde ainda não existe essa especialidade, e  tem alunos de várias cidades do interior do Estado. “Temos alunos de Apiacás, Alta Floresta, Sinop, Sorriso, Rondonópolis, enfim, vem gente de todo Mato Grosso para estudar conosco”, revela o  gestor financeiro do Instituto Arel Iuga, Luiz Meuchi.

Para Halika Groke, o curso de pós-graduação da Arel Iuga é nota 10. “Há muita dedicação tanto da parte dos coordenadores quanto dos professores. Os professores convidados  são todos muito bem preparados, e este fator, aliado à estrutura oferecida para os alunos, assegura o alto nível”, afirma ela.

Atualmente os cursos da Arel Iuga funcionam no Hotel Paiaguás, na Avenida do CPA, em Cuiabá, mas Meuchi informa que em breve  o Instituto terá sede própria, na rua Comandante Costa em frente da Escola Sagrado Coração de Jesus. Ele destaca, inclusive, que a terceira turma de Farmácia Estética já deverá estudar no laboratório da nova estrutura física da instituição.

A Arel Iuga lançou mais uma pós-graduação, em Farmacologia Clínica, e a primeira aula aconteceu neste final de semana, em Cuiabá. O próximo lançamento será em Rondonópolis, onde o Instituto já formou uma turma e está para formar outra, cujos certificados estão sendo entregues neste mês.

Maiores informações com o Instituto Arel Iuga – Telefones 65-3023-8839 / 99302-0181 / 99618-4732.

Farmácia Oncológica e Hospitalar

Esta é uma outra pós graduação ao alcance dos farmacêuticos de Mato Grosso através da Dalmass Escola de Líderes, também apoiada pelo CRF-MT. A atuação do farmacêutico na atenção do paciente oncológico está em expansão, mas para ocupar os espaços na área os farmacêuticos devem possuir os conhecimentos necessários, incluindo as diretrizes, técnicas e clínicas.

As matrículas estão abertas, e, segundo as informações da Dalmass, restam poucas vagas.Trata-se de um curso exclusivo e novo na área, com dupla certificação, inclusive, e elaborado de acordo com as Resoluções CFF 565/12 e 623/16. Coordenado pelos professores Marcelo Polacow Bisson (ex-presidente da SBRAFH) e Vandré Mateus Lima (atual vice-presidente da SBRAFH) em parceria com o CRF-MT, SBRAFH e SINFAR-MT, o curso de Farmácia Oncológica & Hospitalar tem duração de 20 meses (480h/aula), com aulas 100% presenciais durante um fim de semana por mês.

Maiores informações pelos telefones (65) 3057-0085 e (65) 9 9223-4260, ou pelo email “cuiaba@dalmass.com”  com Gabriel ou Lucas. Os interessados podem, ainda, acessar o portal, diretamente:  www.dalmass.com

Luiz Perlato – Jornalista do CRF-MT
Em 17/05/2017

Sobre Luiz Antônio Perlato

Luiz Antônio Perlato
Luiz Antônio Perlato (jornalista) CRF/MT - Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso R. 06, Quadra 11, Lote 07 - Cuiabá/MT (65) 3619-5200 / Fax (65) 3619-5202.

Além disso, verifique

Veja como foi a diplomação dos novos diretores e conselheiros do CRF-MT

Ontem foi um dia de estreias e despedidas no CRF-MT. Após a realização da última …

um comentário

  1. Vanessa

    Estou amando tudo. O Instituto Arel Iuga é excelente e nos surpreende com cada professor que vem ministrar as aulas. Eu fiz a melhor escolha, a estética é uma área que cresce cada dia mais e nós farmacêuticos podemos agora atuar com excelência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *