sábado , dezembro 16 2017
Home / Notícias CRFMT / Notícias / Oportunidade para farmacêuticos que trabalham na AF ? Assistência Farmacêutica do SUS

Oportunidade para farmacêuticos que trabalham na AF ? Assistência Farmacêutica do SUS

Por: Luiz Perlato
Fonte: CRF-MT

Oportunidade para farmacêuticos que trabalham na AF ? Assistência Farmacêutica do SUS 1
O curso é gratuito, e qualquer farmacêutico pode fazer, de preferência aqueles que trabalham em prefeituras. A proposta de trabalho é baseada na problematização de situações cotidianas do profissional farmacêutico.

O governo disponibilizou, para todos os farmacêuticos das redes municipais interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos na área da saúde em específico na Assistência Farmacêutica, um curso online de qualificação, através do Ministério da Saúde.

É o sistema do Qualifar-Sus, através do EducaFarSus, com o Curso para Qualificação de Profissionais da Assistência Farmacêutica e Capacitação para o Sistema HORUS, para farmacêuticos que trabalham em prefeituras com a AF. O curso abrange toda a AF, desde à Regulamentação da Assistência até à dispensação dos medicamentos, e tudo conforme reza a assistência farmacêutica.

São oito módulos com vídeo aulas e atividades escritas. As video-aulas variam de 40 minutos a 1h30 cada uma, sendo que alguns módulos têm duas ou três vídeo-aulas.

Portanto, não há um tempo estimado para este curso, que é de 40 horas, em média. O curso é gratuito, e qualquer farmacêutico pode fazer, de preferência aqueles que trabalham em prefeituras. A proposta de trabalho é baseada na problematização de situações cotidianas do profissional farmacêutico.

O objetivo é qualificar técnica e humanisticamente o profissional farmacêutico para atuar na atenção primária em saúde, desenvolvendo com competência as atividades de núcleo e de campo, pautadas nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso é gratuito e envolve etapa presencial e à distância.

As inscrições são realizadas através do site:
http://educafarsus.residenciasat.com/Public/Pre.Inscricao.aspx

Paralelamente, a coordenação da Assistência Farmacêutica Básica, do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF) do Ministério da Saúde, desenvolveu Cadernos de Cuidados Farmacêutico na Atenção Básica, como parte integrante da Política Nacional de Saúde, reforça a inserção do farmacêutico no SUS, propondo ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde. Isso passa também passa pelo medicamento, como insumo essencial, visando o acesso e seu uso racional, de forma integrada à equipe de saúde.

Baixe aqui os cadernos:

Caderno 1: http://bit.ly/1DQdEvZ

Caderno 2: http://bit.ly/1C2iR22

Caderno 3: http://bit.ly/1v2W66w

Caderno 4: http://bit.ly/1IKSila

Para maiores informações, acesse o site do Ministério da Saúde:

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/sctie/daf

Sobre CRF-MT

CRF-MT
CRF/MT - Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso R. 06, Quadra 11, Lote 07 - Cuiabá/MT (65) 3619-5200 / Fax (65) 3619-5202.

Além disso, verifique

Vacina dengue: esclarecimentos

O fabricante da vacina dengue, Dengvaxia, o laboratório Sanofi-Aventis, apresentou informações preliminares e ainda não …

um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *