quinta-feira , dezembro 14 2017
Home / Notícias CRFMT / Destaques / Farmacêutico de MT cria grupo no whatsapp para manter informados os profissionais de Análises Clínicas do país

Farmacêutico de MT cria grupo no whatsapp para manter informados os profissionais de Análises Clínicas do país

Distante da estrutura dos grandes centros, um jovem farmacêutico de Porto Alegre do Norte descobriu uma maneira eficaz de receber e difundir informações profissionais  na especialidade de sua área de atuação.
Estamos falando do doutor Helder Cavalcante Fortes, que, mesmo morando no interior de Mato Grosso, conseguiu, com muita dificuldade, concluir seu curso de pós graduação em Citologia Clínica em Belo Horizonte, mas percebeu que a educação continuada para ele ainda era um desafio, e que para se manter atualizado profissionalmente seria preciso fazer algo mais.
Foi assim que ele teve a feliz ideia de utilizar as ferramentas à disposição, e criou um grupo no whatsapp, que inicialmente ele chamou de Análises Clínicas MT. Conforme ele relata, tudo começou em março deste ano.
Sua intenção era tentar conhecer a realidade dos profissionais da própria região,  perceber o nível de serviço prestado, as carências encontradas e principalmente discutir melhorias para a profissão, e dessa forma ele foi adicionando os colegas de cidades vizinhas.
Querem saber no que deu essa história? Pois bem! O sucesso foi tão grande, que o Dr. Helder, na condição de moderador, teve que alterar o nome do grupo para Análises Clínicas BR. Mas quem nos conta esse capítulo bem sucedido é o farmacêutico, com sua própria narrativa.

“Nesse período enquanto regional, o grupo contava com uns 20 integrantes…percebi que estávamos presos e limitados a bom dia, boa tarde e boa noite, então resolvi entrar em outros grupos de whatsapp que já participavam e contavam com pessoas de outros Estados, e divulguei que tinha criado um grupo voltado especificamente em Análises Clínicas.Pra minha enorme surpresa, houve muita gente querendo entrar, de todo lugar do país, e com diferentes perfis, estudantes, biomédicos e pessoas muito bem qualificadas, inclusive mestres e doutores…Houve, então, um crescimento muito rápido, o que me fez mudar o nome de Análises Clínicas MT para Análises Clínicas BR”, disse ele.

Com tudo isso, Helder revela que ficou animado e começou a divulgar e republicar em portais científicos como Sbac, Labnet Work e Revista Laes e Haes. “Comecei a a baixar vídeo de grandes sociedade internacionais, como de imunologia e hematologia, através do Instagram enfim”.

Segundo ele,  hoje o grupo conta com mais de 200 integrantes de 19 Estados brasileiros, com diferentes perfis e realidades, presidentes de CRFs, presidentes de sindicatos, diretores da Sbac, estudantes, farmacêuticos e biomédicos, mestres e doutores que, através dessa ferramenta simples e inovadora, podem levar conhecimento às mais longínquas realidades.

Helder farm

“O grupo se solidificou, pautado na seriedade em nunca sair do foco principal, levar análises clínicas a sério e tentar mostrar que juntos somos mais fortes”, declara o farmacêutico fundador.

Com todo o sucesso alcançado por sua iniciativa, Helder foi também  o grande protagonista de um artigo publicado recentemente pelo ex-presidente da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Irineu Grinberg.

Clique aqui para ler o artigo sobre o Dr. Helder.

O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso (CRF-MT) sempre teve a educação continuada para os profissionais farmacêuticos como uma de suas prioridades, tendo em vista que a qualidade da assistência farmacêutica, que é um direito da sociedade, depende deste quesito.
Mas, como todos sabem, Mato Grosso é um Estado de grandes dimensões, e mesmo com toda a boa vontade de sua Diretoria o Conselho não consegue cobrir todos os 141 municípios, que possuem ao todo, conforme dados recentes do IBGE, uma população de mais de 3,3 milhões de pessoas e cerca de 4 mil farmacêuticos.
Por isso, o CRF-MT parabeniza o Dr. Helder pela iniciativa da exploração das redes sociais para a difusão de conhecimentos, e espera que outras ideias afins apareçam e sejam colocadas em prática.

Sobre Luiz Antônio Perlato

Luiz Antônio Perlato
Luiz Antônio Perlato (jornalista) CRF/MT - Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso R. 06, Quadra 11, Lote 07 - Cuiabá/MT (65) 3619-5200 / Fax (65) 3619-5202.

Além disso, verifique

Vacina dengue: esclarecimentos

O fabricante da vacina dengue, Dengvaxia, o laboratório Sanofi-Aventis, apresentou informações preliminares e ainda não …

3 comentários

  1. Bianca Sampaio

    Sou farmacêutica, especialista em analises clinicas e gostaria de fazer parte desse grupo do whatsapp. Vocês teriam como me passar o contato dele ou pedir pra add?
    Obrigada

  2. Abadia Ribeiro Silva

    Olá sou formada em farmácia conclui em 2016 ainda não me especializei mas gosto muito de aprender, gostaria de fazer parte desse grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *