terça-feira , outubro 17 2017
Home / Notícias CRFMT / Notícias / Dia Mundial da Saúde – 7 de Abril

Dia Mundial da Saúde – 7 de Abril

A campanha da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado neste 7 de abril, tem como foco uma doença silenciosa que afeta, no mundo, 300 milhões de pessoas: a depressão. No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, publicada em 2013, são 11 milhões de doentes. O Conselho Federal de Farmácia (CFF) conclama os farmacêuticos de todo o país a colaborar com a iniciativa, que tem como lema “Depressão: vamos conversar”.

A falta de apoio às pessoas que vivem com transtornos mentais, somado ao medo e ao estigma, impede muitas pessoas de terem o tratamento que necessitam para uma vida saudável e produtiva. “É preciso gerar condições para que se possa falar de depressão nos diversos ambientes da vida, no trabalho, na família, em relação às características diferentes para os idosos, para os jovens, homens e mulheres. Enfim, precisamos falar da depressão para dar voz às pessoas que enfrentam esse problema”, defendeu a diretora da OPAS/OMS, Carissa F. Etienne, em texto publicado pela entidade em seu site (leia aqui).

O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, destaca que o farmacêutico tem um papel fundamental no combate à doença. “Onde quer que trabalhe, seja na farmácia comunitária, na atenção básica ou em um hospital, ele pode contribuir e muito para o diagnóstico precoce da doença, conversando com as pessoas e encaminhando aquelas sob suspeita aos serviços de saúde. É importante que, em seus contatos com o paciente, a família ou a comunidade, ele esteja atento aos sinais e sintomas da doença”, comenta. Para saber mais, clique aqui.

Outra grande contribuição que o farmacêutico tem a prestar às pessoas com depressão é o acompanhamento do tratamento, que envolve o uso de medicamentos controlados. “Ele pode auxiliar na adesão e no uso correto dos medicamentos, prevenindo ou amenizando efeitos indesejados”, salienta o presidente do CFF. “O farmacêutico é um aliado importante do paciente com depressão e um membro essencial à equipe de saúde mental.”

 

Fonte: Comunicação do CFF

Sobre Luiz Antônio Perlato

Luiz Antônio Perlato
Luiz Antônio Perlato (jornalista) CRF/MT - Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso R. 06, Quadra 11, Lote 07 - Cuiabá/MT (65) 3619-5200 / Fax (65) 3619-5202.

Além disso, verifique

Novas normas podem prejudicar usuários de planos de saúde, dizem especialistas

Uma proposta de alteração ampla da Lei 9.656/98, que fixa normas sobre os planos e seguros …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *