segunda-feira , outubro 23 2017
Home / Notícias CRFMT / Destaques / CRF-MT presente na audiência pública na capital federal sobre a oferta de cursos EAD na saúde

O diretor-tesoureiro do CRF-MT, Ednaldo Anthony de Jesus Silva, encontra-se em Brasília participando da audiência pública que está sendo realizada hoje (08/08), e da reunião ordinária da Comissão de Ensino do Conselho Federal de Farmácia (Comensino/CFF), amanhã (09/08).

Os debates sobre a expansão e a oferta de cursos superiores à distância na área da saúde foram encerrados por volta das 14h. A Comissão de Educação discutiu  promoveu a discussão do tema a pedido dos deputados Átila Lira (PSB-PI), Izalci Lucas (PSDB-DF) e Junior Marreca (PEN-MA).

“Em 2013, a graduação a distância atingiu o total de 1.153.572 matrículas, o que representa crescimento de 24% em relação a 2010, praticamente o dobro da expansão ocorrida nas matrículas presenciais no mesmo período”, compara o deputado Átila Lira citando dados do Censo da Educação Superior.

Tradicionalmente os cursos de Pedagogia e de Administração tinham os maiores percentuais de matrícula em cursos a distância. No entanto, essa oferta vem sendo ampliada para outras áreas, o que vem causando temores entre os órgãos de representação de algumas profissões.

Preocupado com esse crescimento, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) analisou as condições de funcionamento desses cursos e apontou que as questões relativas à infraestrutura precisam ser mais bem acompanhadas pelo órgão de regulação.

Propostas
Na Câmara há um projeto de lei tramitando que obriga a formação em enfermagem em cursos exclusivamente presenciais (PL 2891/15). Já o Projeto de Lei 5414/16, proíbe o incentivo do governo ao desenvolvimento e à veiculação de cursos de educação a distância (EAD) na área de saúde.

O deputado Izalci Lucas lembra que o Plano Nacional de Educação (PNE) exige que, até 2024, o Brasil coloque no ensino superior pelo menos 33% (taxa liquida) e 50% (taxa bruta) da população de 18 a 24 anos. “O ensino a distância se concretizou como ferramenta essencial à viabilização do acesso ao ensino superior”, pondera.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
– o secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, Henrique Sartori;
– o presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Curi;
– a conselheira do Conselho Federal de Enfermagem Dorisdaia Humerez; e
– representantes de universidades particulares e de estudantes de educação a distância.

Com informações da Agência Câmara.

Em 08/08/2017

É hoje, no CRF-MT: evento gratuito, aberto ao público, alusivo à Campanha Outubro Rosa

Às 18h30, no Auditório do Conselho, haverá a palestra “Mitos e verdades sobre métodos contraceptivos”, …