domingo , janeiro 21 2018
Home / Notícias CRFMT / Destaques / CRF-MT parabeniza classe farmacêutica pela conquista em relação às Diretrizes Curriculares da graduação em Farmácia
Com William Peres, Ricardo Vieira, Angela Pontes e outras pessoas da Comensino e demais entidades

CRF-MT parabeniza classe farmacêutica pela conquista em relação às Diretrizes Curriculares da graduação em Farmácia

Foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (18/10) a homologação, pelo ministro José Mendonça Bezerra Filho, do parecer CNE/CES nº 248/2017, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação. Junto ao Projeto de Resolução, que deverá ser publicado pelo CNE até sexta-feira, o parecer propõe as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Farmácia (DCNs).
A homologação foi comemorada pela classe farmacêutica em todo o País, e o Diretor Tesoureiro do CRF-MT, Ednaldo Anthony de Jesus Silva, explica por quê. Representante do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso na Comissão de Ensino do Conselho Federal de Farmácia (Comensino/CFF), ele participou de várias reuniões  da entidade, em conjunto com a Comissão Assessora de Educação Farmacêutica (CAEF) e a Associação Brasileira de Ensino Farmacêutico (Abef), visando planificar a futura implantacao das novas DCNs dos Cursos de Farmacia. Segundo Ednaldo, esta foi uma grande conquista da classe farmacêutica. Além do Dr. Ednaldo, o presidente do CRF-MT, Alexandre Henrique Magalhães, e membros da Comissão de Educação do Conselho Regional também participaram de reuniões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais.
“Hoje é um dia especial, de agradecimento, a todos aqueles que direta ou indiretamente contribuíram para que as Diretrizes Curriculares Nacionais fossem aprovadas. Gostaria de ressaltar e estender os agradecimentos à CAEF e à Comensino, da qual faço parte com muito orgulho e muita honra, por estar com diversos colegas professores das diversas áreas do conhecimento da educação farmacêutica militando por melhorias da educação farmacêutica do País”, comentou Ednaldo. Ele ressaltou também a participação ativa da ABEF, bem como a Executiva Nacional do Estudantes de Farmácia, representando todo o segmento acadêmico.
De forma especial, Ednaldo enalteu a participação dos Conselhos Regionais de Farmácia de todo o Brasil, representado por suas comissões de educação. “Agradeço ainda a todos os diretores, farmacêuticos e colegas que doaram seu tempo participando de fóruns, de discussões, de elaboração de planejamento e de propostas de trabalho. Obrigado a todos por ajudarem a pensar num futuro de ensino de qualidade para os nossos estudantes de Farmácia, futuros colegas de profissão”.
Prosseguindo suas considerações, o Diretor do CRF-MT declarou que gostaria também de fazer um agradecimento especial ao Conselho Nacional de Educação, na pessoa do Dr. Curi, que sempre demonstrou muita disposição em atender a classe farmacêutica. “Ele é uma pessoa muito leal quanto aos compromissos com a educação farmacêutica e sempre manifestou muita seriedade em seu trabalho. Trabalhamos de maneira ímpar e solidária, e graças a isso hoje temos o fruto do nosso trabalho”.
O resultado desse empenho foi a formação farmacêutica aprovada, de 4 mil horas, com integralização de carga horária. “Temos 50% voltado para o cuidado em saúde, justamente para atender esse novo perfil de formação profissional, ou seja, o farmacêutico clínico, o farmacêutico cuidador da saúde da população; temos 40% direcionado para a tecnologia e inovação de serviço de saúde, serviço farmacêutico; e temos 10% voltado para gestão em saúde, tudo isso fora os estágios, que já iniciam a partir do terceiro semestre”, detalhou Ednaldo.
Enquanto membro da Comissão de Ensino, em que se empenhou, com os demais colegas, para a aprovação dessas diretrizes curriculares nacionais,  o Diretor do CRF-MT considera que o resultado final foi uma grande vitória para todos da equipe. “É uma vitória que deve ser comemorada com a sociedade, que terá colegas farmacêuticos bem preparados, bem formados, para prestar um serviço de qualidade e excelência à saúde da população. Então hoje é um dia memorável, é um dia que ficará marcado em nossas memórias. Parabéns a todos por essa conquista”.

Sobre Luiz Antônio Perlato

Luiz Antônio Perlato
Luiz Antônio Perlato (jornalista) CRF/MT - Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso R. 06, Quadra 11, Lote 07 - Cuiabá/MT (65) 3619-5200 / Fax (65) 3619-5202.

Além disso, verifique

Atenção, só será emitido Certidão de Regularidade Técnica se houver conformidade entre o horário declarado/pretendido de funcionamento da Empresa/Estabelecimento e o horário com cobertura de Assistência Técnica Farmacêutica

Considerando a Lei nº 13.021 de 08 de agosto de 2014, especialmente em seu artigo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *