terça-feira , janeiro 23 2018
Home / Notícias CRFMT / Notícias / CFF participa de reunião da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde de Pessoas com Patologias, do CNS

CFF participa de reunião da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde de Pessoas com Patologias, do CNS

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) participou, como membro suplente, de reunião da Comissão Intersetorial de Atenção à Saúde de Pessoas com Patologias (CIASPP), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizada nos dias 11 e 12 de julho, em Brasília.

O encontro, coordenado pelo representante da Articulação Nacional de Luta contra Aids (ANAIDS), Moysés Toniolo, do planejamento estratégico da Comissão, elegeu, entre as proposições definidas na 15ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrida em 2015, aquelas que fossem, ao mesmo tempo, também objeto de trabalho da CIASPP.

Representando o CFF, esteve a farmacêutica Alessandra Russo, do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim/CFF). Ela explica que um dos destaques do encontro foi a apresentação do documento “Brasil livre da Tuberculose – plano nacional pelo fim da tuberculose como problema de saúde pública”. “Esta doença tem se disseminado de forma alarmante no país, há pouca pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos para o tratamento da tuberculose. A não adesão ao tratamento propicia o surgimento de microrganismos multirresistentes, o que é extremamente preocupante; além da crescente contaminação dos profissionais da saúde que lidam e tratam esses pacientes”, afirma.

Outro assunto discutido, inclusive com a apresentação de uma palestra pelo médico Dr. Valdair Pinto, foi a questão dos medicamentos biológicos e biossimilares. “Nos dois dias de reunião, tirei dúvidas dos outros membros da comissão no que diz respeito aos medicamentos e demais temas da área farmacêutica”, explica Alessandra.

A Comissão congrega entidades técnico-científicas, Conselhos Profissionais e associações de usuários portadores de diversas doenças, tais como Aids, hepatite, diabete, doença celíaca, esclerose múltipla, deficientes físicos, câncer, lúpus, artrite idiopática juvenil, outras doenças autoimunes, doenças raras, doenças negligenciadas, entre outras, todos unidos em prol de um atendimento integral e humanizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), bem como pelo acesso aos medicamentos necessários para seus tratamentos.

Comissões do CNS

O Conselho Nacional de Saúde, na perspectiva do fortalecimento do Controle Social e da participação popular, e dando continuidade à sua prática de estabelecer estratégias para o acompanhamento e fiscalização das ações e serviços do SUS, inclusive aqueles pactuados nas Conferências Nacionais de Saúde, possui uma série de Comissões Intersetoriais para auxiliá-lo a alcançar esse objetivo.

O CFF participa de algumas delas, como a Comissão Intersetorial de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica, da qual atua como coordenador, e a Comissão Intersetorial de Promoção, Proteção e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, como comunidade científica convidada.

Saiba mais sobre as Comissões do CNS.

Fonte: Comunicação do CFF

Sobre Luiz Antônio Perlato

Luiz Antônio Perlato
Luiz Antônio Perlato (jornalista) CRF/MT - Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso R. 06, Quadra 11, Lote 07 - Cuiabá/MT (65) 3619-5200 / Fax (65) 3619-5202.

Além disso, verifique

Ampliada validade de registro de produtos para saúde

A Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou, nesta terça-feira (16/1), uma norma que amplia o prazo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *