quinta-feira , fevereiro 22 2018
Home / Notícias CRFMT / Destaques / CRF-MT celebra acordo com Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas
Calendário de eventos da ALCF para 2018

CRF-MT celebra acordo com Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas

Se você é um daqueles farmacêuticos que sempre desejou ir além da realidade do Brasil e sonha ampliar seus conhecimentos na profissão, fazendo contato com farmacêuticos de outros países, saiba que esta possibilidade já existe. O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso (CRF-MT) celebrou um acordo de apoio institucional com a Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas (ALCF), situada em Lisboa – Portugal.  Nas informações a seguir você saberá dos eventos que a instituição estará realizando neste ano e também descobrirá como participar.

 

Em 2018 a Academia está promovendo 3 importantes eventos científicos, começando pela Semana Lusófona de Farmácia Hospitalar, de 5 a 10 de março. Depois disso acontecerá o Simposium Lusophone ALCF | 2018: Cuidados Farmacêuticos em Saúde e Estética (9 a 11 de maio, com curso post simposium sábado dia 12 de maio); e a 2.ª Edição do evento Master: Academia ALCF | 2018, de 4 a 8 de junho.

 

Semana Lusófona de Farmácia Hospitalar – SLFH | 2018

 

Dirigida a farmacêuticos hospitalares do mundo farmacêutico, a Semana Lusófona de Farmácia Hospitalar SLFH 2018 tem ainda algumas vagas disponíveis www.alcf.pt/SLFH. O evento terá 2 dias de conferências, palestras e mesas redondas, seguindo os conteúdos previstos nas Declarações Europeias de Farmácia Hospitalar, bem como visitas técnicas (“Paredes de Vidro”) aos Serviços Farmacêuticos dos hospitais de referência na zona da Grande Lisboa e integração em encontro com farmacêuticos hospitalares portugueses, subordinado à temática “Biofármacos e Biossimilares”.

 

Simposium Lusophone ALCF | 2018: Cuidados Farmacêuticos em Saúde e Estética

 

O segundo evento anunciado pela Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas é o Simposium Lusophone SL ALCF | 2018: Cuidados Farmacêuticos em Saúde e Estética – www.alcf.pt/SLALCF. Conforme a apresentação, serão 3 dias de intensa atividade, de 9 a 11 de maio, com curso post simposium no sábado dia 12 de maio, com a duração de 8h, que  envolvem profissionais farmacêuticos e autoridades de renome nas áreas que compõem a estrutura modular SL ALCF |2018. As áreas abrangidas são: de Farmácia Integrativa, Homeopatia, Farmácia Magistral; Super alimentos, Nutrição e Suplementação Funcionais; Etnobotânica Farmacêutica (3/4 manhã 2º dia), Fitoterapia e Tecnologias & Estética Avançada.

 

 

A Academia destaca que a atividade reunirá expertise brasileiro e português em Lisboa, na Fundação Portuguesa das Comunicações, sem esquecer o conhecimento no âmbito da Etnobotânica Farmacêutica proveniente dos países africanos. Para os farmacêuticos atuantes nestas áreas ou farmacêuticos de farmácia comunitária (drogaria), trata-se de um encontro científico único  imperdível.

 

Vale lembrar que este encontro coincide com a comemoração do aniversário da Nossa Senhora de Fátima dia 12 de maio, assim como o Festival da EuroVisão que ocorre este ano em Lisboa, concorrendo para uma agenda lúdica que se antevê recheada de atividades e diversão.

O terceiro evento programado pela Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas, que acontece de 4 a 8 de junho de 2018, na Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa é a Academia ALCF | 2018. (Informações sobre a sua primeira edição em junho passado em: www.alcf.pt/academiaALCF2017).

 

É o evento master ALCF e de formato único, que conta com a presença de convidados honoris praesentia, a par com elementos do Comité Científico, provenientes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Dirige-se à totalidade dos farmacêuticos e alunos de farmácia do mundo lusófono, segundo uma estrutura modular por alguns elementos designada de mini MBA, que abrange os principais temas no âmbito de: A Profissão Farmacêutica nos países da lusofonia (manhã de abertura), short training temáticos, Módulo “Inovação em Saúde”, Módulo “Serviços Farmacêuticos Centrados no Doente” e módulo “Marketing Farmacêutico”.

 

João Pedro Matos, Farmacêutico fundador da ALCF

 

De acordo com a Academia, já foram recebidas várias pré-reservas para assegurar a participação de profissionais brasileiros, através do email: secretarium@alcf.pt. De qualquer forma, o site e as inscrições online, ficarão disponíveis nos próximos dias. Fique atento à informação, também através da Página de Facebook Oficial da entidade: https://www.facebook.com/AcademiaLusofonaDeCienciasFarmaceuticas/

 

A ALCF informa que todas as suas atividades aceitam trabalhos científicos que serão submetidos ao respectivo Comitê Científico. Em todas as atividades, os trabalhos científicos aceitos serão apresentados na tarde do último dia do evento, sob a forma de comunicação oral.

 

Quanto às viagens, a entidade dispõe de uma parceria com agência de viagens no Brasil, exclusivamente para participantes brasileiros e a possibilidade de parcelamento total ou parcial associada à participação dos farmacêuticos brasileiros nas atividades científicas em agenda para 2018.

 

A entidade ressalta a satisfação de poder contar com a participação dos farmacêuticos do Estado de Mato Grosso, com a garantia de que serão muito bem recebidos.

 

Sobre Luiz Antônio Perlato

Luiz Antônio Perlato
Luiz Antônio Perlato (jornalista) CRF/MT - Conselho Regional de Farmácia do Estado do Mato Grosso R. 06, Quadra 11, Lote 07 - Cuiabá/MT (65) 3619-5200 / Fax (65) 3619-5202.

Além disso, verifique

COMUNICADO DE RECESSO

O CRF-MT entrará em recesso a partir das 17h30 de hoje (09/02), voltando a funcionar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *